logo_mental_mais_saude

QUEM DECIDE O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO?

QUEM DECIDE O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO? 

“EU TÔ CERTO OU TÔ ERRADO” (PERSONAGEM SINHOZINHO MALTA)

Todos nós quando pequenos somos moldados às vontades de nossos pais, ou seja, eles nos ensinam muito do que aprenderam com os seus próprios pais, filtram o que eles acham necessário, descartam o que para eles é supérfluo somam-se a isso a bagagem de vida que eles mesmo viveram e nos ensinam o resultado dessa vivência. Por sua vez nós quando temos nossos filhos também utilizamos essa mesma equação, mas aí vem a pergunta de 1 milhão de dólares. Se todos utilizam essa equação para criar filhos, porque alguns filhos, acabam por assim dizer tendo atitudes que são completamente contrárias a que nós como pais as ensinamos?

Eu poderia aqui dizer que a resposta é bem simples, porém eu não estaria sendo honesto com vocês. Então, podemos dizer que se a resposta não é simples ela é complexa? Também não, mas ela é por assim dizer um meio termo das opções acima.

O que nós devemos ter em mente ao responder isso é que a forma que vemos o mundo é diferente, pois somos seres diferentes, temos realidades diferentes e o que é bom para mim pode não ser bom para você, e tudo bem. Isso só nos torna especiais.

Além do que temos um algo que é comum a todos e gostando ou não temos que seguir as suas orientações, estou falando de normas e regras que nos são impostas por governos, para fazer com que nossa convivência como sociedade seja igual, pois imaginem se na sociedade nós fizéssemos aquilo que achamos ser correto, lembra o que eu disse lá em cima, visões diferentes, leis diferentes o resultado um caos urbano.

Por essas e por outras que existem as leis para nos guiar ENQUANTO SOCIEDADE, pois enquanto pessoas em um convívio mais pessoal aí entra aquilo que falamos anteriormente, porque não há qualquer juiz ou padrão de racionalidade imparcial e superior capaz de determinar o que é certo e o que é errado em nossa vida pessoal. Assim, o que é certo e o que é errado é relativo a cada indivíduo. 

Nosso blog é sobre saúde mental, certo? Então cadê a saúde mental nesse assunto em específico? Simples, por conta de grande parte dos problemas mentais que assolam a população em geral alguns indivíduos perdem essa noção do que é certo e errado, tanto das coisas aprendidas pelos pais, quanto pelas leis e regras aprendidas enquanto sociedade e é por essa perda ou inobservância que esses indivíduos têm desvios de conduta que os levam a cometer desde pequenos delitos até crimes hediondos.

Vocês já devem ter visto e é bem utilizado na maior parte dos desenhos infantis uma das personagens que têm um dilema moral, uma decisão a tomar e de repente aparece um ‘diabinho’ e um ‘anjinho’ O anjinho, sempre ponderado, apontava para a decisão correta. Já o diabinho sempre mandava fazer a escolha errada. AS TAIS VOZES QUE OUVIMOS Essas são as representações clássicas de elementos do nosso aparelho psíquico, defendidos pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud. Uma delas mostra os nossos impulsos mais primitivos, o ID. A segunda é aquela parte que fica no meio de tudo, tentando equilibrar os pratos, o.EGO. E a terceira é justamente o freio desses impulsos, que estabeleceria as leis morais e regras, o SUPEREGO

TRABALHO EM CONJUNTO

Quando compreendendo essas três estruturas que cuidam da nossa personalidade, nós conseguimos ter uma noção de onde surgem algumas emoções ou sentimentos que tomam conta da gente.

Assim, quando observamos essas instâncias podemos perceber o motivo de, às vezes, sermos tomados pela culpa ou pela censura excessiva ou quando somos apenas por nossos impulsos.  Afinal, cada uma dessas estruturas deve trabalhar em conjunto para que haja um equilíbrio em nossa mente.

Quando uma instância se sobrepõe a outra, nossa saúde mental pode sofrer com esse desequilíbrio e, nesse caso, é preciso buscar ajuda com um especialista que saiba entender a raiz dessa desordem e que possa ajudar você a fazer com que essas três instâncias voltem a trabalhar em conjunto.

E você está conseguindo distinguir o que é certo e o que é errado? As suas três estruturas da sua personalidade estão unidas para seu bem estar? Se a resposta para algumas dessas perguntas forem NÃO, você precisa de ajuda.   

E para te ajudar venha conhecer a MENTAL MAIS SAÚDE

 

Nos dias atuais cada vez mais é necessário cuidar da saúde mental.
Pensando nisso, a Mental Mais Saúde traz até você o cuidado que precisa.
O nosso time de profissionais está capacitado para cuidar e te ajudar na preservação da sua saúde mental.

Equipe Mental +

 Contamos com profissionais altamente preparados para atender e cuidar da sua saúde mental com todo carinho e atenção. Sabemos o quanto a sua saúde mental é importante para o decorrer da sua vida, pensando nisso, nossa prioridade é focada em você!

Para nós, cuidar significa mais!

 Agende sua consulta!

 Agora que você já conhece as aplicações da Psicanalise, agende uma consulta com um dos nossos profissionais através do telefone/WhatsApp 11 93953.7722. Ou clique no botão de WhatsApp no nosso site.

Nos siga nas nossas Redes Sociais
Gostou desse conteúdo? Envie para um amigo pra ajudá-lo a evoluir
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Email
Telegram

Você também pode se interessar por...

sindrome_burnout_artigo_mental_mais_saude
Psicoterapia

Síndrome de Burnout

Você sabe o que é ? A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo.Essa

Ler mais
mental_mais_saude_artigo_psicoterapia_o_que_e
Psicoterapia

Psicoterapia: o que é?

A psicoterapia, ou simplesmente terapia, veio a partir de conceitos da psicologia. Ela busca trabalhar a partir do diálogo e da conversa as questões emocionais, fazendo

Ler mais
[ameliabooking trigger=amelia-custom-id]