logo_mental_mais_saude

Você conhece os benefícios das Terapias Holísticas para a Saúde Mental?

Você conhece os benefícios das Terapias Holísticas para a Saúde Mental?

Terapia holística é um nome dado a várias técnicas que têm em comum o fato de enxergarem o ser humano em sua integridade, e não como um fragmento. Objetiva-se ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional, energético, espiritual e social por meios de estímulos naturais, mediante a autoajuda ou despertar da consciência sobre seu corpo e seu papel no meio em que vive.

Através de variados métodos holísticos (aromaterapia, reike, reflexologia, cromoterapia, florais entre outros), um bom terapeuta tem condições de investigar o que está ocasionando o desequilíbrio e assim poder ajudar as pessoas a lidarem com problemas como: estresse físico ou emocional; dores nas costas; tensão excessiva; depressões; insônia; TPM; ansiedades; medos; síndromes; bloqueios e possíveis traumas. Também pode ajudar a clarear questões como insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e inseguranças.

Existem diversos benefícios que o público ainda desconhece; contudo, a terapia holística pode auxiliar o indivíduo por caminhos onde o trabalho das energias e a renovação das mesmas possam ajudar encontrar um novo direcionamento uma nova forma com mais leveza para enfrentar seus medos traumas e dores e assim com o passo a passo a energização o encontro e o equilíbrio destas vibrações. As terapias holísticas nos permitem conectarmos com todas as partes emocionais, espirituais e enérgicas de seu ser, de uma forma mais ampla, para que o paciente consiga compreender e entender pontos importantes de sua personalidade. Assim, é muito comum ver pessoas que se encontravam em um estado negativo melhorar consideravelmente após começar a terapia.

A eficácia de técnicas terapêuticas alternativas costuma ser calorosamente questionada no mundo médico. No entanto, alguns estudos demonstram que práticas como a acupuntura, a reflexologia e até mesmo a aromaterapia podem proporcionar melhoras no bem-estar e qualidade de vida geral.

Quando pensamos em tratamentos para depressão ou outros transtornos mentais, o que vem à mente são medicamentos e psicoterapia. A maioria das pessoas procura o médico para tratar doenças físicas e psicológicas.

No entanto, é válido dizer que as terapias alternativas são opções possíveis para complementar o tratamento e a prevenção de transtornos mentais. Elas são capazes de manter a saúde mental e física sempre regular. Além disso, o número de pessoas que optam por elas está cada vez maior.

Quais os benefícios das terapias alternativas?

Por conta de sua característica natural, emocional e até mesmo espiritual, os tratamentos para depressão e demais transtornos influenciam, principalmente, nossas crenças, pensamentos, autoestima, perspectiva de vida e humor.

Em síntese, as terapias alternativas atuam em questões emocionais as quais agravam as condições de doenças físicas e psicológicas. Se não forem tratados adequadamente, o estresse, ansiedade, nervosismo, desânimo, e a tristeza podem resultar nos mais variados transtornos mentais.

Quando devo optar pelas terapias alternativas?

Se você procura tratamentos para questões emocionais que vão além dos medicamentos tradicionais, primeiro, é importante discutir as opções com seu médico e psicólogo. Eles irão avaliar e unir terapias complementares ao tratamento.

Lembro-me que quando comecei a terapia, por conta de um quadro de depressão, meu psicólogo recomendou que eu buscasse encontrar uma atividade física que me trouxesse prazer e sensação de bem-estar. Mais que isso, ele também recomendou que eu passasse a adotar algumas práticas de autocuidado, como uma sessão de massagem ou reflexologia, para tentar relaxar.

Seguindo a orientação do profissional que o acompanha, você evita que as demais práticas influenciem a eficácia dos medicamentos e da psicoterapia. Não procure terapias alternativas apenas por recomendações alheias. Estude bem antes o que será benéfico para você, pois o que funciona para milhares de pessoas pode não garantir os mesmos efeitos para você. Visite o local de atendimento do profissional para explicar a sua situação.

Se você não foi diagnosticado, mas busca prevenção e bem-estar, as terapias alternativas podem ajudá-lo a encontrar o equilíbrio entre saúde do corpo e da mente. No tratamento psicológico, muitas vezes é mencionado o conceito de “mente sã, corpo são”, o qual promove um ajustamento entre emocional, psicológico e físico.

Por exemplo, ingerir alimentos mais saudáveis e praticar atividades físicas são recomendações comuns para todos os pacientes. Neste aspecto, as terapias alternativas são aliadas do tratamento principal.

 Tipos de terapias alternativas 

As terapias abaixo são exemplos de ótimos complementos para quadros de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. Para encontrar a melhor para o seu quadro atual, talvez seja necessário experimentar mais de uma.

Acupuntura

Tradicionalmente chinesa, esta terapia milenar caracteriza-se pelo estímulo de pontos distribuídos pelo corpo por meio de uma agulha. A acupuntura consiste no equilíbrio da energia corporal, pois desbloqueia os pontos que carregam energia por nossos membros. A dor, na visão da acupuntura, é causada por um desequilíbrio energético. Ao harmonizar novamente os pontos, ela desaparece. É eficaz no controle da ansiedade, insônia e estresse.

Acupuntura

Terapia de Florais

Florais são essências compostas por plantas e flores diversas. Cada floral está associado a uma emoção ou um traço de personalidade. O floral ajuda no tratamento de sentimentos negativos referentes a uma situação do presente. Como a acupuntura, também atua no equilíbrio energético da pessoa, mas voltados para o emocional. Assim, o tratamento com florais para a depressão atua sobre emoções negativas específicas.

Terapia de Florais

Homeopatia

É um método terapêutico que, através do histórico detalhado do paciente, introduz uma pequena quantidade de um remédio para curar um problema. Uma das ideias centrais da homeopatia é que as substâncias naturais que podem desenvolver sintomas e doenças também conseguem curá-las.

Da mesma forma, a homeopatia também trabalha no equilíbrio energético, impulsionando a energia vital do indivíduo. No tratamento homeopático, ele trabalha na diminuição das sensações negativas ao trabalhar o interior do indivíduo.

Homeopatia

 

Fitoterapia

A fitoterapia é o estudo das plantas medicinais. Consiste na utilização externa e interna de vegetais in natura ou na forma de medicamentos para a prevenção e tratamento de doenças. 

A fitoterapia baseia-se na harmonia do homem com a natureza, pois acredita que a interação com o ambiente é importante a saúde das pessoas. Essa prática é disseminada por diversas culturas tradicionais. Algumas plantas medicinais bastantes conhecidas são: gengibre, alecrim e açafrão. 

Fitoterapia

Meditação

meditação consiste em mudar o foco do indivíduo para o seu interior. Para o tratamento da depressão e da ansiedade, a prática auxilia na desaceleração de pensamentos e redução de emoções negativas. 

Como a atenção da pessoa se volta para o momento presente, elas deixam de dar tanta importância para os seus problemas (na maioria, criados por elas mesmas). Silenciar a mente também melhora a nossa concentração e memória uma vez que aumenta o foco no dia a dia. 

Meditação

Reflexologia

Esta terapia é eficaz no tratamento de estresse, ansiedade, asma, problemas menstruais e digestivos. Nos pés e nas mãos, existem pontos de reflexo que correspondem a diversos órgãos do corpo. Quando pressão é aplicada sobre eles, estimulam os órgãos.  

Reflexologia

Barras de Access

São as barras de acesso à nossa consciência.

Ao todo, são 32 pontos de energia que temos ao redor da nossa cabeça. Cada um deles tem relação com algum aspecto de nossa vida, como: criatividade, sexualidade, dinheiro, sonhos, controle, poder, tristeza, paz, alegria e calma, entre outros. Nesses pontos ficam depositadas todas as ideias, decisões, pensamentos e crenças que já tivemos em algum momento de nossa vida.

Tudo isso fica no nosso subconsciente, e na maioria das vezes, sem podermos perceber, tomamos como verdade pontos de vistas fixos, criando padrões comportamentais e as reações programadas. São essas ações involuntárias que bloqueiam nossa capacidade de construir novas possibilidades diferentes, em nossas vidas.

Barra de access

Reiki

O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia, pois acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

Antes de realizar a sessão de Reiki, o terapeuta desta técnica, chamado de reikiano, fará uma limpeza energética no ambiente, para que seja assegurado um espírito e consciência de harmonia e amor. Durante as sessões o reikiano colocará as mãos sobre o corpo de uma pessoa com objetivo de mudar a oscilação ou vibração das energias e isto traz alguns benefícios comprovados como alívio de dores e redução de sintomas de ansiedade e estresse. A prática do Reiki é segura e não gera nenhum efeito colateral e nem está ligado a uma religião, podendo ser aceita por pessoas de diferentes origens e crenças. 

Reiki

As terapias alternativas funcionam mesmo?

Antes de começar a testar todas as terapias alternativas que desejar, você precisa compreender o papel delas no apoio ao tratamento de transtornos mentais. Importante reforçar que o tratamento psicológico e o acompanhamento médico são essenciais para a recuperação da pessoa que apresenta um transtorno mental.

As terapias alternativas podem ser utilizadas em conjunto com eles, preferencialmente após uma conversa com o psicólogo ou psiquiatra. Nunca como substitutas!

Você deve ficar atento aos conselhos de remédios naturais ou caseiros para a depressão. Com eles, é o mesmo esquema: podem ser excelentes complementos que promovem o bem-estar e o aceleramento da cura, entretanto, devem ser usados somente se recomendado pelo seu psicólogo. 

As terapias alternativas podem, ainda, ser usadas para cultivar o bem-estar e qualidade de vida. Por se tratarem de técnicas naturais, podem ser usadas livremente como complemento. Basta apenas certificar-se da qualificação e experiência do profissional para evitar terapeutas despreparados. 

Por exemplo, se você convive com um passado mal resolvido ou questões emocionais estressantes, como uma demissão ou separação, pode optar pelas terapias alternativas para descarregar sentimentos e recomeçar. 

Você poderá, enfim, administrar o seu presente com clareza, simultaneamente aprendendo a lidar com a adversidade e a solucionar seus problemas.

Aqui na Mental Mais Saúde você encontra as mais variadas terapias holísticas. A nossa Terapeuta, Andréa Ferreli, estará a sua espera para administrar o melhor tratamento para as suas necessidades. As terapias holísticas colaboram grandemente para a manutenção da nossa saúde mental. Então conta com a Mental Mais Saúde para cuidar bem de você!

Agende sua sessão de Terapia Holística

Agora que você já sabe conhece os  benefícios das Terapias Holísticas, agende sua sessão na Mental Mais Saúde com a nossa terapeuta holística através do telefone/WhatsApp 11 93953.7722. Ou clique no botão de WhatsApp no nosso site.  

Agende sua consulta com a Mental Mais Saúde

Nos siga nas redes sociais

INSTAGRAM: @mentalmaissaude_

FACEBOOK: mental mais saude

YOUTUBE: mentalmaissaude

Gostou desse conteúdo? Envie para um amigo pra ajudá-lo a evoluir

Gostou desse conteúdo? Envie para um amigo pra ajudá-lo a evoluir
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Email
Telegram

Você também pode se interessar por...

mental_mais_saude_artigo_depressao_e_hipnose
Hipnoterapia

Hipnose e Depressão

Muitas pessoas sofrem com depressão e os seus sintomas, uma doença grave que compromete a vida pessoal e profissional do paciente. Mas o que muitos

Ler mais
fome_x_fome_emocional_mental_mais_saude
Nutrição

Fome física x Fome emocional.

Fome física: FraquezaDor de estômagoDor de cabeça Fome emocional: RaivaEstresseDepressãoSolidãoFelicidadeAnsiedade Alimentos parasua saúde mental AbacateCacauChocolateCastanhasNozesSementesBananaChásMelissaPassifloraEspinafre

Ler mais
Mindful Eating
Nutrição

O que é Mindful Eating?

O que é Mindful Eating? O Mindful Eating (Comer Com Atenção Plena) é uma abordagem da nutrição que propõe trazer atenção ao momento presente e busca entender

Ler mais
[ameliabooking trigger=amelia-custom-id]