O tempo cura tudo?

O TEMPO REALMENTE CURA TUDO?

Para quem nunca passou por nenhuma situação tragicamente marcante ou algum trauma essa resposta pode ser facilmente respondida, mas e que já sofreu na pele por situações difíceis e inimagináveis responderia a mesma coisa? Acho que não. Por exemplo como pensariam as vítimas do médico Roger Abdelmassih, condenado pelo estupro de 56 pacientes, e as do médium João de Deus (mais de 300 denúncias) –ou ainda esse último caso que chocou o Brasil do médico anestesista que estuprou uma paciente enquanto essa dava à luz? Esses entre muitos são casos de repercussão nacional, mas e aqueles casos que não foram noticiados, que se mantém longe da mídia? E as vítimas como se sentem?

De acordo com especialistas, as consequências psíquicas vão além daquelas causadas pelo fato em si. As vítimas acabam tornando-se vulneráveis também a outros tipos de violência, manifestando transtornos sexuais, estresse pós-traumático, depressão e até risco de suicídio. Medo da morte, solidão, vergonha, culpa, ansiedade, isolamento social, além de baixa autoestima, são alguns dos sentimentos mais descritos por quem viveu a experiência do abuso.

Entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. Apesar do crescimento, conforme a pasta, apenas entre 10% e 20% dos casos são notificados. Isso só nos mostra como o abuso sexual não deixa marcas apenas na saúde física e social, as vítimas serão sempre vítimas e o TEMPO implacável para alguns, é aquele que dizem que cura tudo e a todos será?

O TEMPO NÃO CURA, O TEMPO AMENIZA

Essa para alguns é a triste realidade de que o tempo outrora aquele que resolvia tudo, não resolve, pelo menos não acaba com o problema, mas calma ele não é de todo o mal, pois se ele não acaba como os problemas ele os ameniza como?

O que o tempo faz por nós é tirar o problema de foco, pelo simples fato de nos apresentar novos desafios que acabam se tornando mais urgentes e relevantes. O tempo nos distrai, mas não cura nossas memórias de dor.

Quem nos cura é o nosso movimento. É a nossa disposição para desvendar qual é a transformação sugerida por trás de cada dor, é o aprendizado que essa dor te dá. E o tempo nesse sentido pode ser uma valiosa ajuda, pois no calor dos acontecimentos, nossas emoções podem nos deixar cegos, e isso, além de bagunçar nossas percepções, contamina nossas reações. Um problema não pode ser resolvido a partir do mesmo estado emocional em que foi criado.

É justamente porque o tempo tem o poder de nos distrair que alguns instantes de respiro podem ser preciosos para que possamos criar espaço entre a resposta emocional que uma situação desperta e a nossa forma de interpretar, reagir e armazená-la.

Para existir cura, precisa existir disponibilidade para autorrevisão, precisa haver atenção, honestidade, humildade e ação. A gente não muda porque o tempo passou. A gente muda porque nossas crenças se transformam, porque nossa visão sobre nós mesmos fica mais acurada, porque expandimos nossa consciência sobre a vida e porque nossas condutas acompanham essa expansão.

Podemos continuar depositando nossas questões na conta do tempo desde que saibamos que, ao fazermos isso, estamos escolhendo nos distrair, e não nos transformar.

E o que sobra desse ensinamento? É que a vida é surpreendentemente curiosa, e nem tudo conseguiremos entender, tanto faz, o que importa é estarmos atentos e dispostos a agir, pois o movimento é o que dá tom à nossa existência cheia de curvas sinuosas, caminhos estreitos, vias de mão dupla, mas nunca rua sem saída.

“Compositor de destinos… Tempo, tempo, tempo, tempo, entro num acordo contigo…Tempo, tempo, tempo, tempo… (Oração ao Tempo, Caetano Veloso)

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Psicanálise

QUEM DECIDE O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO?

QUEM DECIDE O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO?  “EU TÔ CERTO OU TÔ ERRADO” (PERSONAGEM SINHOZINHO MALTA) Todos nós quando pequenos somos moldados às vontades de nossos pais, ou seja, eles nos ensinam muito do que aprenderam com os seus próprios pais, filtram o que eles acham necessário, descartam o que para eles é supérfluo somam-se a isso a bagagem de vida que eles mesmo viveram e nos ensinam o resultado dessa vivência. Por sua vez nós quando temos nossos filhos também utilizamos essa mesma equação, mas aí vem a pergunta de 1 milhão de dólares. Se todos utilizam essa equação para criar filhos, porque alguns filhos, acabam por assim dizer tendo atitudes que são completamente contrárias a que nós como pais as ensinamos? Eu poderia aqui dizer que a resposta é bem simples, porém eu não estaria sendo honesto com vocês. Então, podemos dizer que se a resposta não é simples ela é complexa? Também não, mas ela é por assim dizer um meio termo das opções acima. O que nós devemos ter em mente ao responder isso é que a forma que vemos o mundo é diferente, pois somos seres diferentes, temos realidades diferentes e o que é bom para mim pode não ser bom para você, e tudo bem. Isso só nos torna especiais. Além do que temos um algo que é comum a todos e gostando ou não temos que seguir as suas orientações, estou falando de normas e regras que nos são impostas por governos, para fazer com que nossa convivência como sociedade seja igual, pois imaginem se na sociedade nós fizéssemos aquilo que achamos ser correto, lembra o que eu disse lá em cima, visões diferentes, leis diferentes o resultado um caos urbano. Por essas e por outras que existem as leis para nos guiar ENQUANTO SOCIEDADE, pois enquanto pessoas em um convívio mais pessoal aí entra aquilo que falamos anteriormente, porque não há qualquer juiz ou padrão de racionalidade imparcial e superior capaz de determinar o que é certo e o que é errado em nossa vida pessoal. Assim, o que é certo e o que é errado é relativo a cada indivíduo.  Nosso blog é sobre saúde mental, certo? Então cadê a saúde mental nesse assunto em específico? Simples, por conta de grande parte dos problemas mentais que assolam a população em geral alguns indivíduos perdem essa noção do que é certo e errado, tanto das coisas aprendidas pelos pais, quanto pelas leis e regras aprendidas enquanto sociedade e é por essa perda ou inobservância que esses indivíduos têm desvios de conduta que os levam a cometer desde pequenos delitos até crimes hediondos. Vocês já devem ter visto e é bem utilizado na maior parte dos desenhos infantis uma das personagens que têm um dilema moral, uma decisão a tomar e de repente aparece um ‘diabinho’ e um ‘anjinho’ O anjinho, sempre ponderado, apontava para a decisão correta. Já o diabinho sempre mandava fazer a escolha errada. AS TAIS VOZES QUE OUVIMOS Essas são as representações clássicas de elementos do nosso aparelho psíquico, defendidos pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud. Uma delas mostra os nossos impulsos mais primitivos, o ID. A segunda é aquela parte que fica no meio de tudo, tentando equilibrar os pratos, o.EGO. E a terceira é justamente o freio desses impulsos, que estabeleceria as leis morais e regras, o SUPEREGO TRABALHO EM CONJUNTO Quando compreendendo essas três estruturas que cuidam da nossa personalidade, nós conseguimos ter uma noção de onde surgem algumas emoções ou sentimentos que tomam conta da gente. Assim, quando observamos essas instâncias podemos perceber o motivo de, às vezes, sermos tomados pela culpa ou pela censura excessiva ou quando somos apenas por nossos impulsos.  Afinal, cada uma dessas estruturas deve trabalhar em conjunto para que haja um equilíbrio em nossa mente. Quando uma instância se sobrepõe a outra, nossa saúde mental pode sofrer com esse desequilíbrio e, nesse caso, é preciso buscar ajuda com um especialista que saiba entender a raiz dessa desordem e que possa ajudar você a fazer com que essas três instâncias voltem a trabalhar em conjunto. E você está conseguindo distinguir o que é certo e o que é errado? As suas três estruturas da sua personalidade estão unidas para seu bem estar? Se a resposta para algumas dessas perguntas forem NÃO, você precisa de ajuda.    E para te ajudar venha conhecer a MENTAL MAIS SAÚDE   Nos dias atuais cada vez mais é necessário cuidar da saúde mental.Pensando nisso, a Mental Mais Saúde traz até você o cuidado que precisa.O nosso time de profissionais está capacitado para cuidar e te ajudar na preservação da sua saúde mental. Equipe Mental +  Contamos com profissionais altamente preparados para atender e cuidar da sua saúde mental com todo carinho e atenção. 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Nutrição

VOCÊ CONHECE A DIETA ORTOMOLECULAR DO ÍNDICE GLICÊMICO?

  É uma dieta que integra os modernos conceitos e terapias da Ortomolecular aos estudos profundos do metabolismo dos carboidratos. É uma nova abordagem do emagrecimento e manutenção da saúde através de uma dieta saudável, que controla o consumo de carboidratos de alto valor glicêmico.   Os carboidratos de baixo índice glicêmico são digeridos e absorvidos lentamente, produzindo leves flutuações nas taxas sanguíneas de glicose e insulina, reduzindo-as e levando ao emagrecimento. Também previne doenças como a hipertensão, diabetes, candidíase, e evita o enfarte e o derrame. Esta dieta é fundamental para uma vida longa e saudável. Reduz o peso mais rapidamente que a tradicional dieta de baixas calorias, que pode levar a inúmeras alterações hormonais. Diminui a gordura corporal, conservando a massa muscular.   Aumenta a saciedade, diminuindo a fome e a gulodice. O metabolismo também se acelera, tornando mais rápida a queima de gorduras. Diminui as chances de engordar novamente, evitando o efeito sanfona. Estabiliza as taxas de glicemia e de insulina favorecendo e melhorando a qualidade de vida de pacientes diabéticos. Nesta dieta é possível comer os pães e arroz adequados, que são aqueles com as menores taxas de índice glicêmico.   Inclui bastante verduras, vegetais, carne, aves, peixes, frutos do mar e queijos. Esta dieta inclui três refeições principais, um drinque e mais dois lanches, sobremesas diet e frutas. Você pode emagrecer comendo bastante! Nos primeiros três meses é possível emagrecer de 500g a 1kg por semana, de gordura abdominal e no quadril. Esta dieta reúne as vantagens das dietas de baixos carboidratos e baixa caloria, associados aos mais modernos conceitos metabólicos.   Através da prática de exercícios é possível manter o novo peso readquirido pela dieta, aumentar seu tônus muscular, e conseguir alegria de viver como um dos efeitos positivos fornecidos pelos hormônios sintetizados por nosso organismo durante a sua prática. Ortomolecular.   A Ortomolecular, também chamada Biomolecular, tem como estratégia restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Isso é feito por meio de elementos naturais, como vitaminas, minerais e aminoácidos, receitados de acordo com a necessidade e a queixa do paciente. Além disso, o equilíbrio dessas substâncias promove o combate aos radicais livres, moléculas que não só provocam doenças como também aceleram o envelhecimento.   Alimentos que podem ser consumidos:   Frutas: abacate, ameixa vermelha, carambola, cereja, damasco, figo, goiaba, laranja, maçã, pera, pêssego, tangerina. Hortaliças: Abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, alho, almeirão, aspargo, berinjela, bertalha, brócolis, broto de alfafa, broto de bambu, cebola, cebolinha, cenoura, chicória, coentro, cogumelo, couve, couve-flor, espinafre, jiló, maxixe, mostarda, nabo, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, salsa, taioba, tomate e vagem. Carnes: cortes magras, sem gordura, peixes e frangos sem pele. Oleaginosas: nozes, amendoim e castanhas. Adoçantes naturais como frutose e stévia. Alimentos que não podem ser consumidos: Alimentos feitos com farinhas refinadas: macarrão, pão francês, bolos, biscoitos. Açúcar refinado, mascavo, mel, melado e refrigerantes. Adoçantes artificiais: sacarina, ciclamato, aspartame. Vantagens da Dieta do Índice Glicêmico   É uma dieta variada, que não faz restrições de grupos alimentares. Devido ao consumo de alimentos com baixo índice glicêmico é possível controlar os níveis de glicose sanguínea, ou seja, é uma dieta que pode ser feita por pessoas com diabetes, porém, sempre com o acompanhamento de um nutricionista presencial, que poderá avaliar quais os melhores alimentos. Desvantagens da Dieta do Índice Glicêmico Ainda existem controvérsias sobre esse método ser realmente eficaz. Além disso, diversos fatores interferem na resposta glicêmica dos alimentos, de acordo com a procedência do mesmo, como cultivo, processamento, cocção, teor de fibras. Outro ponto é que alguns alimentos apresentam baixo índice glicêmico, porém, tem altas concentrações de gordura, o que pode levar a um excesso calórico Para te ajudar venha conhecer a MENTAL MAIS SAÚDE. Nos dias atuais cada vez mais é necessário cuidar da saúde mental. Pensando nisso, a Mental Mais Saúde traz até você o cuidado que precisa. 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Psicologia

Psicologia: Da etimologia à modernidade.

  A Psicologia é derivada de palavras gregas que significam “estudo da mente ou da alma”. Hoje em dia é comumente definida como a ciência que estuda o comportamento humano. Os profissionais desta área estudam os mais variados temas do comportamento humano, tais como o desenvolvimento, as bases fisiológicas do comportamento, a aprendizagem, a percepção, a consciência, a memória, o pensamento, a linguagem, a motivação, a emoção, a inteligência, a personalidade, o ajustamento, o comportamento anormal, o tratamento do comportamento anormal, as influências sociais, o comportamento social, etc.   Aplicações da Psicologia A psicologia é frequentemente aplicada na indústria, na educação, na engenharia, na saúde, em assuntos de consumo e em muitas outras áreas. Você é um profissional da área da saúde e, portanto, lidará com pessoas e irá se interagir com o ser humano. O profissional de saúde deve sentir-se bem consigo mesmo se pretende fazer alguém sentir-se bem. Ele não é um robô, nem tampouco o são as pessoas com quem trabalham pacientes, médicos, supervisores, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e familiares dos pacientes, cada um é um ser humano, semelhante e ao mesmo tempo diferente dos demais seres humanos.   Psicologia do senso comum O conhecimento do senso comum é intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros. É um conhecimento importante porque sem ele a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada. O senso comum é o tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano.   Psicologia como ciência A ciência proporciona diretrizes lógicas para avaliar a evidência e técnicas bem raciocinadas para verificar seus princípios. Quando buscamos definir, descrever e prever comportamentos estamos fazendo ciência. São observações sistematizadas, conhecimento metodológico, experimentado, testado, comprovado.   Características que descrevem a Psicologia como ciência:   Objeto específico de estudo = homem (no sentido mais amplo). Linguagem precisa e rigorosa = não utiliza termos do senso comum sem preocupação conceitual. Métodos e técnicas específicas = entrevistas estruturais, testes, técnicas de terapia. Processo cumulativo do conhecimento = Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido. Objetividade = possibilidade de verificação com o máximo de isenção de emoção possível.     Áreas da Psicologia Psicologia Biológica; Psicologia Experimental; Psicologia Social; Psicologia Clínica; Psicologia Escolar ; Psicologia Organizacional; Psicologia da Saúde e Hospitalar.   Psicologia Biológica O estudo do comportamento humano pela Psicologia deparou com muitas questões polêmicas sobre a determinação biológica do comporta­mento. Quais as relações entre nossa fisiologia e nosso comportamento? Como o ambiente influi em nosso organismo? Quais os aspectos de nos­so psiquismo que estariam determinados geneticamente? Haveria uma determinação genética para os comportamentos? A Psicologia não poderia responder a essas questões, se não aliasse seus estudos aos da Biologia. Assim, a Psicobiologia é uma área de pesquisa comum às duas ciências, que procura desenvolver o conhecimento sobre as bases biológicas do comportamento. Dentre os vários temas estudados pela Psicobiologia, podemos des­tacar a aprendizagem, a estimulação sensorial, os estados psicológicos, as drogas e as doenças mentais.   Psicologia Experimental Segundo estudiosos, a Psicologia experimental é uma área científica que estuda a mente por meio da experimentação. Logo, avalia as questões da psique humana através da manipulação, observação e anotação das variáveis que influenciam as pessoas. O que difere essa área de estudo das outras é a sua especificidade metodológica. Ou seja, o suporte que a área recebe por meio de experimentos com o intuito de validar ou não teorias científicas. Outras vertentes psicológicas utilizam o método da experimentação para confirmarem os seus métodos de trabalho. Psicologia Social Psicologia social é um ramo de estudo da psicologia que se foca na análise do comportamento do indivíduo perante as suas relações sociais. A psicologia social é uma área que se encontra no limite entre a psicologia e a sociologia, de acordo com alguns teóricos. Na realidade, o ponto que diferencia ambas é o fato do objeto de estudo da psicologia se focar no indivíduo, enquanto que a sociologia se concentra no grupo social.   Psicologia Clínica Psicologia clínica é a área da psicologia dedicada ao estudo dos distúrbios mentais, seus sintomas, causas, tratamentos e intervenções psíquicas. O escopo da psicologia clínica engloba todas as idades, múltiplas diversidades e sistemas variados. A Psicologia Clínica é então uma das áreas que os psicólogos atuam e que sofre mudanças ao longo do tempo. A clínica psicológica se caracteriza não pelo local em que se realiza – o consultório -, como antigamente, mas pela qualidade da escuta e da acolhida que se oferece ao sujeito. Por isso, atualmente, já existem diversas plataformas que oferecem atendimentos psicológicos on-line.   Psicologia Escolar A Psicologia Escolar é o campo da psicologia que se articula com a área da educação para proporcionar melhorias nos ambientes educacionais. Inicialmente, essa relação psicologia-educação possuía uma forte tendência em corrigir determinados problemas de aprendizagem do aluno a adaptá-lo à escola. A partir do desenvolvimento da psicologia enquanto ciência, novos estudos foram realizados e verificou-se uma necessidade de mudança da forma como a área estava inserida nas escolas.    A psicologia escolar passou por uma revisão e atualmente busca incluir em suas análises fatores que vão além dos aspectos individuais, familiares e psico-afetivos. Dessa forma, a área tem contribuído de forma significativa para melhorar o desempenho dos alunos, proporcionar um ambiente escolar saudável para estudantes, professores e funcionários, além de ser importante para promoção do desenvolvimento e aprendizagem.    Psicologia Organizacional A Psicologia Organizacional trata do universo da psicologia, trabalho, organização e pessoas, e a relação estabelecida entre eles. O Psicólogo Organizacional se tornou mais um agente de transformação dos contextos organizacionais. Lidar de forma acurada com seres humanos, seus problemas e conflitos dentro de uma organização exige alguns conhecimentos específicos. Cuidar dessas questões e trabalhar para que haja o pleno desenvolvimento das pessoas e a harmonia no ambiente de trabalho são algumas das funções da Psicologia Empresarial. Psicologia da Saúde A Psicologia da Saúde é uma especialidade psicológica bem recente, constituindo uma disciplina que visa melhor entender as questões relativas à saúde. Ela se preocupa com a compreensão pedagógica, científica e específica da Psicologia, sustentando o

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